Congresso“Jacinta Marto: Do encontro à compaixão”.


Em início de novo ano civil, o Santuário de Fátima confirma o propósito da realização de um congresso de âmbito nacional sobre a vida e o testemunho de Jacinta Marto, vidente de Fátima. A iniciativa está agendada para 4 a 6 de Junho de 2010 e os trabalhos decorrerão no Centro Pastoral Paulo VI, no Santuário de Fátima.


Em declarações à Sala de Imprensa da instituição, o P. Vítor Coutinho, presidente da Comissão do Congresso, salienta a pertinência desta realização, no ano em que o Papa Bento XVI visita Portugal.



“Por feliz coincidência, teremos o Santo Padre em Fátima no ano em que se celebra o centenário do nascimento de Jacinta Marto, a pastorinha vidente que mais desenvolveu as expressões de dedicação ao Papa e à Igreja. Dentro do âmbito dos acontecimentos de Fátima, este é um elemento especialmente significativo, dado que corresponde a um dos traços mais relevantes do perfil espiritual da pequena Jacinta. Neste contexto, para assinalar estas comemorações, o Santuário de Fátima vai realizar um congresso sobre Jacinta Marto”, explica o Padre Vítor Coutinho.


Além do programa, já definido e disponível em www.fatima.pt, a Comissão apresenta o título do Congresso: “Jacinta Marto: Do encontro à compaixão”.


Quanto aos propósitos essenciais para as três jornadas de trabalho, o Padre Vítor Coutinho sublinha “a boa oportunidade para uma abordagem à mensagem de Fátima a partir da espiritualidade da vidente Jacinta. Procuraremos, por isso, não só conhecer melhor a personalidade desta criança, mas também identificar alguns elementos relevantes da sua atitude interior que podemos usar como chaves de leitura tanto da mensagem de Fátima como da vida cristã”.


No que respeita ao programa propriamente dito, o sacerdote adianta que “estão previstas conferências, painéis, momentos de oração, um serão musical e os tempos de diálogo próprios de eventos deste tipo. Este congresso contará com a participação de especialistas de diversas áreas, portugueses e estrangeiros, que tratarão uma ampla diversidade de temas”.


Convidado a fazer um primeiro percurso pelos temas, o Padre Vítor Coutinho mostra como o grupo de trabalho que prepara o congresso esquematizou as várias temáticas a desenvolver: “A categoria da compaixão será o ponto de partida para compreender a personalidade e a espiritualidade da Jacinta. Esta reflexão levar-nos-á também a um esforço por clarificar teologicamente os conceitos relacionados com essa dimensão, tais como reparação, entrega sacrificial, sentido do sofrimento, Deus perante o mal, comunhão dos baptizados. Por outro lado, haverá também oportunidade para desenvolver algumas implicações da compaixão para diversos âmbitos da vida: educação, cuid ados de saúde, espiritualidade, moral, compromisso social, entre outros. Veremos como esta atitude da pequena Jacinta corresponde a um elemento fundamental da mensagem de Fátima, que não deixa de interpelar a Igreja e a sociedade dos nossos dias”.


O congresso está aberto a todas as pessoas que se interessem pela mensagem de Fátima ou por algum dos temas que o vasto programa proporciona, à semelhança do congresso realizado em Junho de 2009, em que foi proposta à reflexão a figura do vidente Francisco Marto.

 

LeopolDina Simões,

Sala de Imprensa do Santuário de Fátima 
 

 


<<Voltar